sábado, 16 de novembro de 2013

Descoberto teto do século XVII no Mosteiro de Alcobaça

Quando pensamos fazer obras nunca sabemos o que poderá acontecer. Desta vez a surpresa foi no Mosteiro de Alcobaça quando ao fazerem obras de conservação de restauro da "Sala das Conclusões" foi descoberto um fresco, não assinado, já identificado pelo professor Jorge Serrão como sendo das autoria de um pintor do final do século XVII. A pintura encontrava-se coberta por uma camada de cal.

"É um teto extremamente bonito, absolutamente extraordinário, não existia nenhum no mosteiro, e que no final das obras vai ficar à vista do público" refere Jorge Pereira de Sampaio diretor do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

A "Sala das Conclusões", que chegou também a ser a "Sala dos Reis", é uma das principais salas de reunião dos monges, e até recentemente foi usada, por vários anos, como repartição de finanças.

Neste belíssimo mosteiro encontram-se os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro colocados frente a frente para que, segundo a lenda, "possam olhar-se nos olhos quando despertarem no dia do juízo final".

 Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça




 Claustros do Mosteiro de Alcobaça
 


Sem comentários:

Enviar um comentário