sábado, 23 de novembro de 2013

Animais de estimação poderão ser enterrados nos jazigos dos donos em São Paulo


Num projeto de lei do vereador Roberto Trípoli os animais domésticos poderão ser enterrados nos jazigos e campas dos donos nos cemitérios públicos de São Paulo.

Para Trípoli esta iniciativa justifica-se pela importância que os animais tem, uma vez  que são considerados membros da família.  

"Os animais domésticos atualmente são considerados membros das famílias humanas, principalmente os cães e gatos, com os quais as pessoas mantêm estreitos vínculos afetivos. Quando um deles vem a falecer, além do extremo sofrimento da perda, as pessoas em geral se desesperam sem saber para onde destinar o cadáver."

O projeto estipula que o sepultamento destina-se apenas aos animais de estimação dos concessionários das campas ou jazigos, cujas regras deverão ser regulamentadas pelo Serviço Funerário Municipal.

Quanto ao impacto ambiental, o vereador Roberto Trípoli diz que não haverá, uma vez que os cemitérios são licenciados e que usarão, para o sepultamento dos animais, a mesma estrutura de isolamento dos cadáveres usada no de humanos.

"Não vejo nenhum problema quanto o impacto ambiental, já que os humanos têm os mesmos órgãos que os animais e podem ter seu corpo isolado durante o sepultamento", afirmou 

Baseado em diversos pedidos feitos nas redes sociais e abaixo-assinados que chegaram as suas mãos, o vereador, defensor dos direitos dos animais, criou este projeto de lei.

"Não vai ter nenhuma cerimônia, não vai ter velório, apenas o sepultamento. Se o dono do animal e do jazigo quer assim, devemos atendê-lo. Se o animal é o melhor amigo em vida também pode ser na morte", disse Trípoli.

O sepultamento dos animais de estimação em cemitérios particulares também poderão ser feitos desde que criem um regulamento próprio permitindo o referido sepultamento.

Tripoli diz que o projeto não encontra resistência na Câmara Municipal paulista para ser aprovado, prometendo conversar com o prefeito Fernando Haddad (PT) para esclarecer detalhes sobre o pedido vindo da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário