sábado, 9 de novembro de 2013

Lenda de São Martinho

Reza a lenda que num dia de outono frio e chuvoso, Martinho, soldado romano, seguia seu caminho a cavalo quando encontrou um mendigo cheio de frio. Martinho ao ver que o homem tiritava de frio não pensou duas vezes, sacou de sua espada e cortou a capa que vestia ao meio e entregou uma parte ao mendigo para que este se abrigasse do frio. Neste exato momento, milagrosamente, a chuva parou, o céu ficou limpo e azul, o sol apareceu e com seus raios aqueceu a terra como se fosse verão. Todos os anos por volta do dia 11 de Novembro, surge o chamado verão de São Martinho.

Em Portugal, um pouco por todo o país, no dia 11 de Novembro faz-se o "Magusto" que é quando comemos castanhas assadas e bebemos vinho novo e água-pé.

"O costume do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Tours - França - (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que foi feito em Setembro. A água pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Assim, diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho". No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: "dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!" (http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/janelamagustosaomartinho.htm)



Sem comentários:

Enviar um comentário